Empresa de eficiência energética obteve nota máxima em quesitos avaliados pela certificação reconhecida no mundo todo e é homenageada pela ACP
Não é todo dia, muito menos qualquer organização, que é considerada um ótimo lugar para trabalhar por seus próprios colaboradores. Feito que a Eletron Energia, especializada em projetos de eficiência energética, já conquista pela quarta vez. Recentemente, a empresa paranaense foi uma das homenageadas pela Associação Comercial do Paraná (ACP) graças à gestão humanizada que a rendeu o selo Great Place to Work (GPTW), considerado um dos certificados mais importantes do mundo no que se refere às iniciativas corporativas pautadas em confiança, alto desempenho e inovação.
O reconhecimento da consultoria global veio depois da Eletron atender diversos critérios avaliados pela metodologia que visa certificar o desenvolvimento de estratégias para criar e manter ambientes de trabalho saudáveis e inclusivos. No levantamento, 100% dos 30 funcionários atribuíram nota máxima à companhia nos quesitos respeito, imparcialidade e camaradagem. Um resultado que demonstra não só mudança de postura e comportamento, como a abertura de novos horizontes por parte das lideranças, a exemplo do que a diretoria da Eletron vem construindo com notória capacidade.
Bons exemplos vêm de cima
Por falar nisso, o compromisso de colocar as pessoas em primeiro lugar têm origem justamente na trajetória do fundador da Eletron, Ricardo Kenji. Após ter passado por bons empregos até ocupar a cadeira de diretor no próprio empreendimento, Kenji acredita ter conquistado a experiência e a empatia necessárias para compor a política interna da qual ele se orgulha de oferecer a todos os membros, independentemente do nível hierárquico. “Além de espaços de convivência que prezam pelo bem-estar e socialização, temos programas de incentivo nas áreas da saúde, esporte e desenvolvimento pessoal numa cultura organizacional pautada em princípios inegociáveis, como os da justiça e igualdade”, afirma.
Em se tratando de instalações, fundamentais para o aumento da produtividade e qualidade das entregas, Kenji faz questão de disponibilizar o que há de melhor no mercado a quem faz acontecer ao lado dele. “Pensando em ergonomia, realizamos a troca das cadeiras e buscamos um modelo de mouse considerado top de linha “, conta. Ao trabalhar na Eletron, também é possível distrair a mente e tornar o expediente mais leve ao jogar uma partida de ping pong, sinuca ou pebolim, mas, quem não for adepto dos jogos conta com uma biblioteca à disposição. Aliás, o gestor revela que quando não está deliberando à frente do cargo procura ficar em meio aos livros no intuito de se colocar acessível a quem desejar trocar uma ideia sobre algum título. “As obras literárias são a melhor fonte de conhecimento que existe e tenho prazer em indicar as minhas preferidas a quem demonstrar interesse”, diz.
Para reconhecer ainda mais o esforço coletivo que o levou a registrar crescimento acima da média, Kenji investe na retenção de talentos por meio de um sólido plano de carreira. “Nosso objetivo inclui cuidar da jornada do colaborador desde a sua contratação, dando a ele oportunidades reais de progressão profissional, seja ao financiar cursos e treinamentos até dar a chance de qualquer um ser um acionista caso possua os méritos desejáveis”, detalha.
Na Eletron, a prioridade é conciliar o trabalho com o cultivo de bons hábitos. Para tanto, contam com cardápio equilibrado, repleto de opções integrais. “Valorizamos a alimentação saudável ao disponibilizar os meios para isso e incentivamos outras atitudes consideradas benéficas, entre elas, manter a vacinação e o check-up sempre atualizados e ao propor engajamento com o voluntariado nas horas vagas”, diz. Para estimular as ações, Kenji teve uma brilhante ideia. “Todas elas contam pontos que podem ser trocados por jantares e viagens”, acrescenta.
Sobre a Eletron Energia
A Eletron Energia nasceu para otimizar o uso de recursos energéticos em empresas, indústrias e condomínios. Para isso, aplica soluções de eficiência energética com maestria graças à expertise dos profissionais que a compõem. Como se não bastasse, garante que a economia pague as melhorias aplicadas e, para tanto, assume o compromisso de cobrar a remuneração apenas após os resultados medidos e comprovados. Não por acaso, seu modelo de negócio tem como premissa tornar os clientes mais competitivos e sustentáveis.