Na hora de comprar um ar-condicionado ou uma geladeira nova, é possível que você tenha se deparado com a palavra “inverter”. Provavelmente o vendedor deve ter passado alguns bons minutos tentando te convencer das maravilhas dessa nova tecnologia. Mas, afinal de contas, o que é a tecnologia inverter? Neste artigo, elucidaremos essas e outras questões pertinentes à essa tecnologia que está tão na moda hoje no Brasil.
Para começar e para tranquilizá-lo(a), um produto inverter não necessariamente funciona invertendo entre resfriamento e aquecimento. Por ter uma palavra parecida na língua portuguesa, essa confusão em torno da palavra inverter é bastante comum. Entretanto, essa tecnologia surgiu com a finalidade de economizar energia e tornando os equipamentos de refrigeração mais eficientes. Como isso é feito? Explicaremos a seguir.
O aumento da eficiência e a consequente redução do consumo de energia dos equipamentos inverter (sejam geladeiras, freezers, ar-condicionados ou máquinas de lavar) ocorre por um controle mais inteligente do motor do compressor. Nos equipamentos convencionais, há um termômetro para monitoramento da temperatura. Quando a temperatura fica maior que a programada, o compressor é acionado em potência máxima para que a temperatura seja reduzida novamente. Quando a temperatura fica abaixo da programada, o compressor é completamente desligado. Esse processo é, então, repetido várias vezes ao longo do dia, mantendo a temperatura na faixa desejada.
Nos equipamentos inverter o processo é diferente. Ao adicionar um controlador no compressor, o ciclo de controle da temperatura ocorre sem que haja variações bruscas no funcionamento da compressor. Quando a temperatura aumenta acima da programada, o controlador faz com o que o compressor funcione a uma rotação um pouco maior. Assim que a temperatura fica abaixo da programada, o controlador reduz essa velocidade. Dessa maneira, o funcionamento do equipamento é mais constante e suave. Você pode verificar isso no gráfico a seguir:
As consequências desse controle inteligente do compressor são: redução do consumo de energia em até 60%¹; redução do ruído gerado pelo equipamento, o que proporciona um maior conforto para as pessoas; e um aumento da vida útil do equipamento, que não estará sujeito a picos de funcionamento e desligamento. Gostou desse conteúdo? Siga a gente nas redes sociais e visite o nosso site.